Saque-aniversário do FGTS: em meio à controversas, aniversariantes de junho já podem sacar a modalidade

Saque-aniversário do FGTS: em meio à controversas, aniversariantes de junho já podem sacar a modalidade


Postada em : 01/06/2023

Começa nesta quinta-feira (1º) o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em junho e que tenham aderido à modalidade.

Aniversariantes do período que ainda não fizeram a adesão podem solicitar o saque-aniversário até o último dia do mês do seu aniversário, recebendo o valor no mesmo ano.

Quem nasceu em junho pode levantar os valores da modalidade até o dia 31 de agosto, isso porque o saque-aniversário do FGTS fica disponível por três meses a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador.

Dessa forma, os aniversariantes de abril e maio ainda podem fazer o saque neste mês.

Vale lembrar que a liberação do saque-aniversário do FGTS não é automática, quem quiser receber os valores precisa aderir a modalidade pelo aplicativo oficial do FGTS.

Os colaboradores que optarem pelo saque não terão direito a retirar o saldo disponível do FGTS se forem demitidos pelo empregado, mas ainda recebem a multa de 40% em cima do valor total.

Quem não quiser o saque-aniversário do FGTS pode manter a opção tradicional, o saque-rescisão, sem necessidade de fazer nenhuma escolha.

Fim do saque-aniversário do FGTS

Após diversos comunicados do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o saque-aniversário do FGTS deve passar por mudanças no segundo semestre deste ano.

A intenção é acabar com a modalidade, pois os valores do fundo de garantia foram criados para dar segurança aos trabalhadores no fim do contrato de trabalho, sem sobrecarregar o governo com pedidos de seguro-desemprego, e não pagar contas regulares dos brasileiros.

Confira calendário da modalidade

 

Nascidos em

Valor disponível em

Janeiro

de 2 de janeiro a 31 de março de 2023

Fevereiro

de 1º de fevereiro a 28 de abril de 2023

Março

de 1º de março a 31 de maio de 2023

Abril

de 3 de abril a 30 de junho de 2023

Maio

de 2 de maio a 31 de julho de 2023

Junho

de 1º de junho a 31 de agosto de 2023

Julho

de 3 de julho a 29 de setembro de 2023

Agosto

de 1º de agosto a 31 de outubro de 2023

Setembro

de 1º setembro a 30 de novembro de 2023

Outubro

de 2 de outubro a 29 de dezembro de 2023

Novembro

de 1º de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024

Dezembro

de 1º de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024

Como aderir ao saque-aniversário

A Caixa oferece a possibilidade de adesão ao saque-aniversário pelo site do FGTS ou o aplicativo “Caixa FGTS”, disponível para smartphones, para que o trabalhador com conta ativa ou inativa escolha a modalidade.

Quem decidir pelo saque e quiser reverter a decisão, terá que esperar até 24 meses para a mudança fazer efeito. Aqueles que preferem ficar com a modalidade tradicional, o saque-rescisão, não precisam fazer nada.

Limites da modalidade

No saque-aniversário existe um limite disponibilizado para cada retirada, que será correspondente a um percentual do saldo da conta do trabalhador. 

Para contas que tenham saldo de até R$ 500, será liberado 50% do saldo. Quem possuir mais de R$ 500, os saques serão acrescidos de uma parcela fixa. Portanto, os cotistas com saldo menor poderão sacar anualmente percentuais maiores.

Fonte: Contábeis